quinta-feira, 1 de abril de 2010

Causas do Transtorno Bipolar

Vou por algo encontrado em um site que resume as possíveis causas do transtorno bipolar.
"A base da causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como não o é para os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neuro transmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada".
A questão da genética é muito interessante,principalmente no meu caso explica muitas coisas.
Na pesquisa que eu participei no IPQ,foi feito uma entrevista comigo para saber se tinha alguém da minha familiar que pudesse ter transtorno bipolar ou algum outro tipo de transtorno.
Somos em seis irmão,e eu vou começar do mais velho até o mais novo.
Meu irmão mais velho tem esquizofrenia e é surdo e mudo.O outro já tentou o suicídio cortando os pulsos com uma faca após o divorcio,e ele é uma pessoa que fala cinco línguas fluentes,mas tem um mau humor e uma ignorância de outro mundo,acaba sempre se envolvendo em confusão,brigas de transito,e como eu é uma pessoa de difícil convivência,e por esses e mais traços pode ser que seja bipolar.O próximo é casado,tem um filho,mesmo com pouca idade é Ancião das Testemunhas de Jeová,vive pela religião,até casou virgem,o cara você olha pra ele e não dá nada,mas tem explosões de raiva que o deixa cego.Ele não sai de casa pra ter um convívio social,a não ser com as TJ,se afastou da família,é uma pessoa resguardada,e tem sinais de TOC(Transtorno Obsessivo Compulsivo) religioso,porque a ultima vez que ele falou com minha mãe ele estava com depressão porque sem motivo pensava coisas ruins e blasfémias contra Deus,e não conseguia controlar isso.Vou pular minha parte.O próximo depois de mim é tranquilo,ele não apresenta nenhum tipo de transtorno,é super feliz,casado,se dá bem com todo mundo,comunicativo,só que de vez em quando ele toma uns porres e some deixando todo mundo preocupado,isso não é sempre,é uma vez e nunca,mas coitado,já tem um filha de 2 anos e a mulher está gravida ,e ele está desempregado e morando na casa do sogro.
O mais novo é anti-social,não conversa,com 24 anos nunca namorou,não sai de casa,ele mora com minha mãe e quando eu vou lá ele se afasta e fica isolado,não se socializa,fora que as vezes eu vou na casa da minha mãe e ele está lá sozinho,eu o encontro dentro de casa com as portas e janelas todas fechadas,escutando musica,em um sol de 40 graus.O cara tem um semblante que não demonstra nenhum tipo de emoção,ele não demonstra nenhum tipo de sentimento,só as vezes quando discutimos eu vejo nele magoa,ódio e rancor.
Cara já escrevi de mais,deixa eu resumir isso.
Minha mãe é bipolar e vive estados mais de euforia do que depressão,ela já fez tratamento psicológico para depressão.A depressão e a mania dela não a fazem muito mal,ela consegue viver tranquila.
Meu avô por parte de pai morreu trancado dentro de um quarto com alucinações,achando que tinha militares da ditadura atrás dele.Faleceu muito novo,com uns 60 anos,
Minha avó morreu aos 80anos aleijada e com transtornos mentais.
Tem mais umas tias por parte de mãe,mas chega.
Eu concluo que realmente existe uma causa de fator genético e biológico no transtorno bipolar.

4 comentários:

  1. Olha vc tem razão pq minha família toda tem esse transtorno inclusive eu, é puramente hereditário, não tem outra explicação...É herença, minha avó materna tinha, e todas as minhas tias e inclusive minha mae tem, mas minha mae é a mais controlada delas...aqui em casa quem dá trabalho sou eu com minhas crises rs, eu sei que não tem graça mas se eu chorar é pior...espero que tenha contribuído com a sua pesquisa...

    ResponderExcluir
  2. TENHO TRANSTORNO BIPOLAR E JÁ FIZ COISAS INIMAGINÁVEIS. POSSO ESTAR ERRADO, MAS ACREDITO QUE O TRANSTORNO BIPOLAR É CAUSADO POR HERANÇA GENETICA E AMBIENTE SOCIAL. QUALQUER COISA PODEM ME CONTACTAR PELO oadrinonacif@hotmail.com. BIPOLAR usem o lítio e outros medicamentos receitados. Faça o que lhe da prazer, primeiramente procure DEUS. acho que isso vai lhe ajudar. DEUS NOS PROTEJA DE TODO MAL. AMÉM

    ResponderExcluir
  3. cara, parabéns por esse blog. Incrível. Eu tava precisando entender um pouco mais como alguém com transtorno bipolar pensa. Vc me ajudou nisso. Vou ter mais paciência com ela :) . Espero que eu tenha forças pra ter paciência por muito tempo, pq eu gosto muito dela, e não quero deixa-la nunca.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de descobrir por palestras que vi na internet que minha mãe também era bipolar, viveu a vida toda com diagnóstico errado. Eu herdei essa doença maldita, mas ela pára por aqui, não vou perpetuar isso.

    ResponderExcluir