segunda-feira, 5 de abril de 2010

O transtorno bipolar e o alcoolismo.

Meu final de semana apesar da bebedeira foi tranquilo.
Eu não tomei o remédio no sábado, e bebí sábado e domingo.
Voltei a tomar o remédio hoje a noite.
Não recomendo isso que eu fiz a ninguém,porque eu corrí o risco de ter complicações serias,alem de que o tratamento fica interrompido, e eu corri o risco de ter uma fase de depressão ou mania,de forma mais brusca.
Hoje eu fiquei com muita sonolência,cansaço,uma vontade de comer doce,dor no estômago e tontura,causado com certeza pela mistura da bebida com a medicação.
Vou expor alguns artigos sobre alcoolismo,porque muitos devem saber que os bipolares tem pré-disposição ao consumo exagerado de bebidas e drogas,muita vez o efeito do álcool age como um alivio nos sintomas maníacos ou depressivos,para aqueles que não tomam medicação e não fazem nenhum tipo de medicamento,e isso pode levar o sujeito ao vicio.
Em estados de mania quando eu não fazia tratamento bebia todos os dias,e só conseguia ir pra casa dormir quando tomava um porre; nas fases de depressão eu bebia mais dentro de casa,ficava escutando musica e chorando,e geralmente o estado alcoólico aliviava a dor da depressão.
Eu fui diagnosticado também como alcoolatra pela minha psiquiatra,porque a bebida já influenciava nas minhas tarefas do dia-a-dia,então vamos falar um pouco sobre o alcoolismo.

O alcoolismo acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país.
A incidência de alcoolismo é maior entre os homens do que entre as mulheres.
A incidência do alcoolismo é maior entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, reduzindo com a idade.
O álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas.
O assunto foi tema da dissertação de mestrado de Giuliana, o primeiro trabalho brasileiro que analisou a associação entre a doença e algum tipo de transtorno por uso do álcool. Dos 85 bipolares que participaram da pesquisa - 41% em tratamento ambulatorial e 51% internados -, 22,4% apresentaram dependência ou abuso da bebida. O percentual é cinco vezes maior do que o da população geral.O estudo mostrou ainda que os homens são os mais atingidos: 36,8% têm algum transtorno por uso do álcool. Entre as mulheres, a taxa é de 18,2%.
A principal constatação de Giuliana, no entanto, está na relação entre os dois problemas. A bebida agrava o prognóstico e pode antecipar o início da doença. Ela observou também que os pacientes que apresentaram os dois tipos de transtorno - bipolar do humor e por uso do álcool - tiveram maior número de internações psiquiátricas ao longo da vida. "Em geral, os portadores que usam bebidas alcoólicas não seguem o tratamento corretamente. Além disso, o álcool anula o efeito do medicamento", esclarece.
Em conseqüência, ocorre o que os especialistas chamam de efeito de Kidling. Com o aumento do número de ocorrências não tratadas pode haver crises cada vez mais graves e freqüentes.
Então meu amigo minha amiga,se for bipolar não beba.

22 comentários:

  1. SOU BIPOLAR TAMBEM GOSTARIA MUITO DE QUE ME FALASSE MAIS A RESPITO PORQUE ESTOU ME SENTINDO PERDIDA NESSE PROBLEMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. indico a vc procurar no youtube o tema com 10 videos: ALMA BIPOLAR. Talvez te ajude mais que esse blog aqui cheio de coisas escritas e retiradas de publicações feitas por médicos etc, que nunca passaram por isso que os "bipolares" passa. Ve la, pode ser renovador na tua vida!

      Excluir
    2. Tem uma organizaçao aqui em São Paulo para portadores e familiares. Voce consegue muita informação confiavel no site www.abrata.org.br

      Excluir
  2. Olá, estou numa busca pela internet sobre o transtorno bipolar, tenho uma Tia que cuidou de mim a vida inteiro, em 2006 ela foi diagnosticada com este temperamento podemos dizer assim, minha família demorou muito (+ - 3 meses) para levá-la a um psiquiatra, ela teve que ser internada as pressas, agora ela está com as mesmas conversas e atitudes, ela está bebendo todo dia, por enquanto os irmãos dela estão observando, mas sei que a situação vai piorar, fiquei sabendo também que ela fez o tratamento durante 2 anos e por conta própria suspendeu o uso do remédio. Caso possa me ajudar, quero saber como faremos para levá-la ao médico antes que a situação piore?? Será que ela terá que ser internada novamente? Porque como fazer ela parar de beber, não sabemos como ela agirá?? Se puder me orientar, apesar de você não ser médico, mas quem sabe tenha experiência. Atenciosamente. Lucimara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimara,
      Recomendo que nos momentos onde ela esteja lucida voces tentem concientiza-la a voltar o tratamento e passar pelo psiquiatra novamente.
      Lembre-se que quem esta assim não consegue seguir uma linha de raciocinio sã. Então tente com calma e nos momentos de maior sobriedade.
      E voce esta certa o risco é muito grande de ter uma crise forte.
      Boa sorte e que Deus ajude voces.

      Excluir
  3. estou criticado por minha mae e minha mulher ke sou bipolar nao tenho como provar so ke para mim o mundo e bipolar?

    ResponderExcluir
  4. meu marido tem o mesmo sintoma que as pessoas fala os medicos da internet fala mas ele fala que não não estou mas aguentando estou com ele a 10anos agora resolvi falar para ele porque eu não queria magoa eu tenho um filho e já vou procura tratamento para saber se ele pode ter esta doença ele ser se trata

    ResponderExcluir
  5. http://asluzesdoceu.blogspot.com.br/

    Sou extremamente parecida c vc (principalmente com relação à bebida). Como meu milésimo blog é mega recente, ainda não escrevi sobre isso, mas se vc me acompanhar irá ler relatos meus sobre esta interação perigosa: bebida+trantorno bipolar.
    Me add no seu blog.

    Abracão e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  6. Olá gente é muito triste isso, me relacionei com um diplomata alemão ele me amou intensamente, aliás nos amamos !! Sempre bebi cerveja até que um dia bebi na casa dele e foi horrível fiquei muito ruim caí no chão foi horrível. Enfim ele me deixou resolvi procurar tratamento e descobri que sou bipolar.Ele voltou p mim mas foi tudo diferente , ele precisou ir embora .Nunca contei isso a ele hoje me trato tenho horror a ficar bêbada algumas vezes raridade tomo 1 ou 3 latinhas de cerveja.Mas só tenho um conselho a dar se cuidem se tratem porque a dor de perder alguém por causa dessa doença horrível é muito triste.Hoje sigo minha vida sozinha sem ele mas NÃO ABANDONO MEU TTO!! MORRO DE MEDO DE VOLTAR AO Q EU ERA!! INFELIZMENTE PERDI O MEU MAIOR E GRANDE AMOR DA MINHA VIDA POR CAUSA DAS INCONSEQUÊNCIAS DESSA DOENÇA! !

    ResponderExcluir
  7. Minha namorada é bipolar e bebe muito. Tem desvios de humor e mente com frequência. A mentira é algo habitual com bipolares ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bipolar e não falo mentiras com habitualidade. Acho que não é o fato de ser bipolar que faz ela mentir, talvez seja o fato de beber muito (esconder o vício, essas coisas). Não estou dizendo que tenho razão, estou apenas respondendo à pergunta. Conheço outros bipolares e eles tb não são de ficar mentindo.

      Excluir
  8. Meu marido é bipolar tb, a mentira é algo que faz parte do cotidiano dos bipolares, eles tentam fugir das consequências estou em uma fase que não estou mas aguentando que já está precisando de ajuda sou eu .

    ResponderExcluir
  9. Meu marido e bipolar ha um ano sofro muito por causa dele temo que ele nao melhore amo. Muito ele eo pior sintoma do bipolar pra. E a ideacao de suicidio. Nao posso ficar sem ele sera que isso vai passar

    ResponderExcluir
  10. Ola! Meu nome e luciana tenho um grupo no Zap so pra quem tem transtorno bipolar,querendo trocar experiência e ajudar uns a os outros pode me add (83)987704396

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu marido é bipolar, fuma, bebe e cheira, portanto, está cada dia pior a convivência. Mentir é uma prática comum, nem tente descordar de algo que entra em crise no ato. Em algum momento, disse a ele que é bipolar, mas não admite. Apesar dos pesares ele é uma boa pessoa, o que posso fazer para ajudá-lo e ao mesmo tempo me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo artigo! Acredito que em muitos casos os bipolares medicamos tentam "completar" o tratamento com o uso do álcool e/ou outras drogas. Mesmo com a evolução da psiquiatria, os remédios nem a psiquiatra são capazes de deixarem o paciente bem de verdade. Ainda falta evolução da ciência para que os bipolares com medicação ficarem 100%. O remédio dá uma ajuda, mas para muitos bipolares não resolvem por completo os sintomas da doença. E são poucos os psiquiatras que admitem isso. Minha opinião.

    ResponderExcluir
  13. Borderline personality,bipolaridade e alcoolismo podem caber dentro de uma mesma alma? LOVE CAN BE A WARM GUN !!!

    ResponderExcluir
  14. Conseguem imaginar uma namorada ser absurdamente bem tratada e do nada fazer um escândalo porque você se serviu de um queijo na sua casa e quando devolveu pra mesa ela achar que você colocou o queijo um pouco longe dela para economizar o queijo??? Isso tudo ao embalo de tremores decorrentes de alguma coisa que eu desconheço...Dessa vez passou três dias na minha casa...O que faz ela ficar amável ou virar uma megera é um TOP SECRET...Quebrou várias coisas na cozinha e me disse pra eu ficar tranquilo que ela ia comer queijo na casa dela...Isso tudo depois de ter recebido um presente bem caro alguns dias antes e uma sessão fantástica de sexo ...A porrada na porta ainda está fazendo ecooooooooooo...Vai me ligar reequilibrada daqui há alguns dias como se nada houvesse acontecido...Será que se ela não fosse tão linda e absurdamente amável quase sempre eu suportaria isso de vez em quando??? Parabéns aos parceiros de sofrimento do BLOG...Viva a codependência...E lá se vão 1000 dias de namoro na Roleta Russa...Vida que segue...Por favor continuem dividindo aqui as histórias...Aprendo com elas...FELIZ 2017 PRA TODO MUNDO...será possível???

    ResponderExcluir
  15. O meu namorado fica de 3 dias a 1 semana bem e meses mal. Nesse tempo, nem comigo fala. Some! Depois volta. Tem muita depressão e pouquíssimos dias de mania. Só volta quando está em mania. Sempre tomou remédio mas raras foram as vezes que pareceu estar estável. Percebo que é mania pelas coisas que ele fala, fora da realidade. Sabe o que deve fazer para se estabilizar, mas nunca faz. Sempre dá um jeito de boicotar a rotina do tratamento.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um marido bipolar e já vivo com ele a vários anos mas só Deus sabe o quanto é difícil.Ele bebe e fuma e depois que se aposentou a coisa foi ficando cada dia pior a bebida era só 3 vezes por semana mas foi aumentando e agora é todo dia ,eu tenho sofrido muito pois ele costumam desistruturar a vida da gente de forma que deixa na beira do abismo e não estão nem aí. Já foi embora diversas vezes e acabei voltando estou tentando aprender a conviver com essa pessoa pois não vou me separar de novo.
    Toda crise é um horror, um inferno a sua vida fica na beira do abismo e eles curtindo a vida com umas pessoas que você nem sabia que existia. Amigo e parentes que voce nunca viu na suua vida .Única pessoa que não presta é você, você é um montro, uma vibora e ele que que você fique longe dele .Quando você é a segunda mulher de um cara desses você é uma cobra pra família dele que só se encontram 3 ou 4 dias por ano e o que acontecer dentro de casa a culpa cai pra cima de você. Eu perdi 13 anos da minha vida com ele já fiquei passndo fome ,sem ter onde mora, fique doente, já até tentei me matar. Ele em uma de suas trilhões de crise se divorciou de mim e fiquei na rua, sem nada vivendo na casa de parentes ele já tirou de mim tudo que pode pra me ferir,me agredir e me humilhar com ajuda da família dele. Agora eu pergunto a você que convivem com esse tipo de gente sabendo que eu vou ficar no fundo do poço e depois de 13 anos de convivência será que eu vou conseguir sair viva dessa história? !Eu não sei mais eu tive várias chanses de fugir de me esconder, mudar meu caminho mas agora é tarde de mais pra mim . Eu vou me acalmar,vou ficar surda e munda se preciso for mas eu não vou ficar desgraçando a minha vida a cada 3 a 7 minutos por causa de algum que sabe que é doente precisa se tratar e tomar os remédios, não beber e faz tudo errado. Eu vou aproveitar cada segundo da minha vida pra trabalhar no sentido de poder ter a mente livre , eu não tenho nenhuma doença mental pois eu vou tentar levar como se eu estivesse em uma corda banba ,ou pisando em uma bandeja de ovos mas me separar de novo jamais.
    Sair de casa pelo menos 1 a 2 vezes por semana sem rumo nunca mais. Eu vou voltar pra psicologa fazer acompanhamento e blidar minha mente pra não deixar entrar nada .
    Eu moro com essa pessoa desde os meus 20 anos vou fazer 33 e não posso deixar essa doença destruir minha vida.
    O meu caso é bem mais graves pois ele já tem quase 60 anos e quando surta Só Deus no meu lado e eu vou vencer.
    Eu vou contruir o meu próprio mundo e ele fica no dele . Pra mim está tudo perfeito lindo, e vou deixando o tempo correr.....
    Se Deus colocou isso no meu caminho ele vai me dar a coragem e sabedoria pra levar até o último dias da minha ou da vida dele .
    Outra coisa a se fazer é passar o mínimo de tempo perto de pra evitar contrariar sem assunto chato porque tudo pra eles é chato imagina você terminar um casamento por conta de tesoura que está no lugar e vou ficar doente e emagrecer 10 quilos em um mes por causa de uma pessoa assim .
    Eu vou até aonde Deus me levar.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite. Acabei de ser diagnosticada com transtorno bipolar, mas so tenho as crises de mania quando passo uns 3 ou 4 dias bebendo e depois vem a fase da depressão. Alguém mais é assim?

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe é bipolar, ela para com os remédios e bebe bebida alcoolica. Fica louca de pedra. Transa com homens q nunca nem viu, tira a roupa na rua, me odeia, enfim...vários absurdos. Só q interno ela e ela volta sã, passa um tempo começa tudo de novo. Agora não vou mexer mais. Cansei. Acho q é dever dela agora cair na real. Eu tenho minha família pra cuidar.

    ResponderExcluir