sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quem és tu?

Faz muito tempo que eu não entro nesse blog.
Eu tentei levar uma vida normal,achei que conhecia a minha doença e que podia controla-la sem medicação.
Achei que podia ser igual a todo mundo,tomar minha cervejinha no final de semana com os amigos,ter um bom relacionamento com minha esposa e minhas filhas,trabalhar e manter o controle da situação.
É duro admitir mas eu estava totalmente errado.
Eu sou doente,tenho uma doença que só tem controle com medicação e terapia,uma doença seria,e eu brinquei com ela.
A minha mente não está mais suportando essa luta,é muita loucura querer lutar contra si mesmo,e pior lutar contra o cérebro.
Sabe aquelas decisões que você tem que tomar que só se ver em filme e novela Mexicana.
Fui obrigado a afastar a minha família de mim pelo mal que estava fazendo a eles.A minha mulher aguentou até onde ela podia mas a mente dela é  igual a de outras pessoas sãs, não são preparadas para suportar o desiquilíbrio emocional de um bipolar.
Eu fui assim a vida inteira,não me conheço de outra maneira,não me vejo tendo uma vida normal,não consigo me libertar disso.
Eu estou preso dentro da armadilha que eu próprio criei e não sei como sair.
Não estou iterando que nem antes com o mundo lá fora,é como se eu estivesse preso dentro da minha insanidade,as portas estão abertas mas eu estou com medo de sair,pois não estou preparado para o mundo lá fora.
Aonde é o meu lugar,ao que eu pertenço,quem sou eu?
É tudo muito vazio e caótico,eu me sinto nú e assustado debaixo de uma tempestade,perdido em uma estrada procurando abrigo.
Eu não sei se isso vai acabar bem,porque ou eu acabo com isso ou isso acaba comigo.
mago_sonhos@hotmail.com

34 comentários:

  1. Ah, essa tal de bipolaridade... Mudou totalmente a minha vida e espero ter atingindo o auge da doença porque, se piorar além disso, não sei o que sou capaz de fazer, não quero perder o pouco que me restou. x(

    Patrícia - paty_ts@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sei como é, quero dizer, ainda não sei como agir mas sei como você deve estar se sentindo. Querer controlar a situação e não poder. Ver os outros mal com a sua presença alegre de mais ou triste de mais e não saber como parar com aquilo. Não aguentando a si mesmo e não conseguir parar com isso tudo.

    ResponderExcluir
  3. As vezes, me sinto na beira de um precipicio, as vezes não, sempre....e parece que não adianta explicar para as pessoas que não tenho controle, que queria ser diferente mas simplesmente não consigo...a vontade constante de me ferir é a pior...pois me firo fisicamente e a minha familia emocionalmente...não sei o que fazer....ter medo da morte e querer morrer....acido valproico não esta ajudando....

    ResponderExcluir
  4. Olha acabei de levar um pé no traseiro, meu marido decidiu que não me ama mais, de um dia para outro, sem motivos, pra ele esta demonstrando que está mega feliz e eu um caco..... Não sei se tenho raiva ou se lamento, amo e quero tentar, mas ele mal olha pra mim..... Como isso tá difícil pior eu estou me sentindo um lixo perante as pessoas porque ele sai curtir como se não tivesse acontecendo nada.....nós que não somos acabamos nos sentindo os errados, porque uma pessoa bipolare passa não amar mais quem amava???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só estou lendo esse comentário hoje. Gostaria de saber se seu marido voltou ou não pra você.

      Excluir
  5. bipolares tem uma visao mais "verdadeira" sobre a vida.

    ResponderExcluir
  6. Quem dera aos "sãos" de mente terem a capacidade cerebral de nós, "doentes"!

    ResponderExcluir
  7. eu namorei um bipolar por 6 meses. nao sabia ainda...nem ele.....dai veio internaçao e tdo mais. na clinica ele me trocou por outra. me deu um pe. morou com ela e nao deu certo. passou um tempao e parece que reatamos. eu continuo apaixonada por ele, mas algo ta diferente. nao sinto firmeza no que ele sente. cara, esse findi foi trash. mas eu nao vou desistir....mas sinto que ele pode desistir a qquer momento e isso acaba comigo. que eu faço?

    ResponderExcluir
  8. eu tinha preconceito com a minha doença não aceitava, meu primeiro marido também tinha preconceito contra pessoas que tomavam medicamentos controlados, logo para que ele me aceitasse eu deixei o tratamento de lado. conclusão o cassamento acabou e minha doença piorou, só cai na real quando me separei pela segunda vez e corri o risco de perde a guarda do meu filho. Acho que devemos deixar o orgulho de lado e aceitar as nossas fragilidades orgânicas e trata-la para podermos sermos felizes e fazer nossos entes queridos felizes . Afinal é isso que importa.

    ResponderExcluir
  9. Não sou bipolar e não conheço ninguém que seja mas acho que vc escreve muito bem, é muito gostoso ler seu diário, já pensou em publicar?

    ResponderExcluir
  10. E como você está hoje? Por que nunca mais escreveu?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pior que entendo e passo por isso, mas não sei relatar como você faz. O meu blog é uma loucura.

    ResponderExcluir
  13. Meu namorado é bipolar. Tenho seguido a risca o que leio nos blogs e parece que sou a namorada q mais durou até agora (3 meses). Não é fácil! As vezes da vontade de mandar ele para PQP, mas respiro fundo e dou um sorriso lindo e o trato com carinho ,mesmo levando "patadas". O amor é assim: tudo crê, tudo espera e tudo suporta...
    Quando o bipolar xingar e gritar, o melhor é nao revidar e nao o contrariar. Mas depois que ele está bem, sempre conversamos e pontuo o q nao gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando vc nao revidou e mesmo assim nao adiantou? Ja tentei td com meu namorado. A principio debatia,depois tentava acalmar,depois nao revidava. E nada deu certo. Ele terminou cmg vai fazer uma semana. A gnt estava bem e ele botou na cabeça q eu traio ele. Nao sei o q faço,a gnt ia fazer um ano de namoro,gostaria mt de ajuda-lo.
      Alguem me da uma força?
      21 972550399

      Excluir
    2. Debora, só estou lendo seu comentário hoje. Gostaria de saber se você e seu namorado reataram.

      Excluir
  14. Quero poder um dia publicar nesse blog. Acho que vai ser bom pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi luciete, estou para criar um blog sobre bipolaridade, vi que esse está abandonado, se ainda tiver interesse me mandar um email com teu whats que conversamos melhor sobre. contato@monicanoronha.com.br

      Excluir
    2. Olá monica,gostaria de conversar com vc 21972550399

      Excluir
  15. Quero poder um dia publicar nesse blog. Acho que vai ser bom pra mim.

    ResponderExcluir
  16. Só quem é bipolar sabe o que é viver sempre num abismo...meus dias são sempre frios e cinzentos...tristes...quando não estou em casa deitada, eu fico olhando pro relógio querendo que a hora passe o mais rápido possível só p eu poder deitar de novo...tudo é uma chatice, eu não gosto de falar com ninguém, quero sempre estar sozinha, não sei mais o que fazer :(

    ResponderExcluir
  17. Esse blog poderia voltar a ter publicações... Só o descobri hoje, agora, e pelo que eu consegui ler, é tudo tão igual. Sou muito sozinha onde vivo e com quem convivo. Tenho transtorno bipolar, fui diagnosticada em 2012, com 16 anos, mas apresento sintomas desde que eu me lembro por gente, que começou a piorar mesmo com 13 anos, pelo que me recordo. Também espero que essa doença tenha alcançado o auge em mim. Se alguém ver meu comentário e quiser trocar informações, experiências e ter uma amizade, ou pelo menos tentar, me deixa um e-mail: gessica.asr@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. O quão difícil é estar preso em si mesmo.
    O misto de sensações, em instantes ser = sentir-se invencível e logo em seguida um fracassado (a).
    Uma alegria eufórica facilmente confundida com felicidade q após passado o surto "mania" se esvai e resta a ressaca moral a dor dos e vergonha dos atos causados pelo excesso desenfreado da libido descontrolada a excitação enfim a promiscuidade.
    Culpa-se a quem?
    Culpa! Ah a culpa
    Sofrimento que não se pode expressar com palavras, so um doente sabe a proporcao real de sua enfermidade.
    Escolher entre se anestesiar e ter animo p levantar da cama ou viver em diálogo constante com a própria insanidade.
    O bipolar q escolhe a segunda opção vive em exercício constante de se autoavaliar e tentar ao máximo se conhecer
    Pois nós nunca vamos saber com exatidão a quem queremos eliminar o sofrimento, o transtorno ou a existência falida gerada por ambos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc traduziu muito bem

      Excluir
    2. Nossa muito boa essa sua opiniao, sou Bipolar e me sinto exatamente assim

      Excluir
  19. Sempre afirmo que o mais fácil é desistir.O mais difícil é quando, ainda,não temos o diagnóstico da doença e percebemos que o comportamento de um ente querido está cada vez mais irreconhecível, vê -lo surtado e ser obrigada interná -lo é um sofrimento que somente passando por está experiência para aferir o quanto é doloroso.Temos que ser forte e perseverar.Acredito que quando o bipolar toma consciência que o medicamento proporciona uma vida melhor, sem as crises de depressão e /ou euforia.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Namorei 3,5 anos c um bipolar, na primeira crise eu n estava presente, porém na segunda que aconteceu 3 anos depois eu presenciei. Foi um caos ele se achava um grande empresário gastou horrores, terminou comigo aos berros no meio da rua em frente aos pais dele. Voltamos mas dá última vez ele simplesmente disse q n queria me ver nunca mais e q ele tinha tomado essa decisão é n ia arrepender. Sinto q ele n aceita a doença põe a culpa em tds a volta. É eu já n faço mais parte da vida dele, perdi mais de 30 mil reais pq dele, perdi meu sonho. É no final ele ainda acha q a culpa é minha.

    ResponderExcluir
  22. Hoje é véspera de natal estou deitado em meu quarto sozinho e como sempre sofrendo com esta terrível doença. Aliás, este ano foi bem pesado acabei perdendo muito com ela. Descartei minha esposa em uma crise, sai com outras mulheres bebi bastante e fiz muita besteira, período em que consegui através da euforia ser bem produtivo no trabalho o que me rendeu boa quantia em dinheiro e uma sensação muito perigosa de superioridade que rapidamente e descartada pela lucidez. Amigos praticamente não tenho nenhum. Não consigo aceitar críticas, elas me deixam profundamente constrangido e com a sensação de estar completamente fora da realidade. Voltei com minha esposa, porém estamos vivendo separados. É mais fácil, quando viro um monstro ela pode virar as costas ir embora, claro que ouvindo alguns xingamentos bastante comuns para quem vive com um bipolar, mas isso tem diminuído muito. Me policio o tempo todo e tento fazer o máximo possível para que os sintomas se atenuem. Mas acredite, sem tratamento adequado nenhum de nós jamais irá a o menos controlar esta terrível doença. A sensação de isolamento que sinto nesse momento é absoluta. Todos os natais acostumei passando com a família dela, uma família muito numerosa e com muito calor humano. Hoje, não tenho coragem de mostrar a cara pra eles. Sinto vergonha de tudo o que fiz a ela e do julgamento constante feito por sua família. Mas acho que a vida do jeito que está, de certa forma é mais calma do que era antes. Atualmente esta é a melhor estratégia para não magoar demais as pessoas que amo, o isolamento. Claro, não vou querer ficar assim pro resto da vida, mas neste fim de ano acho que mereço. Saudações a todos os amigos bipolares.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Tenho 48 anos e sofro dessa fiença desde nova. Ela gera outras dienças como fobias específicas e ou medos. Vc se compra com os otros e realmente é um estranho no ninho. Se sente burra e mais ainda quando alguém acha mesmo vc burra. Vc inssiste em falar pra vc mesmo que vc não é, pois consegue ver coisas que ninguém vê. Mas apesar da sensibilidade de ver e sentir, muitas vezes vc não consegue fazer nada. No meu caso o meu cérebro parou. Eu não consegui estudar e nem trabalhar de medo. O medo é indisceitível e isso porque nós absorvemos as coisas negativas e posotivas com muito mais emoção que uma outra pessoa. No normal um faro negativo se sobrepoem a no míimo três fatos bons. Imagine para a gente. Estou aqui, pois não estava pesquisando sobre a minha doença. Eu consegui com antidepressivp voltar aos esrudos com 35 anos e consegui trabalhar nesse horror da educação que fez hoje com que eu afundasse e faz qualquer profissional perder a vontade de dar aula. O estresse piorou o meu quadro e estou eu num quadro bem mais grave das vezes que ficava deitada. O meu corpo tem um peso que parece chumbo. Mesmo o meu cérebro estando melhor que muitas vezes, o corpo não levanta e daí vc vai para a irritabilidade e depressao mais profunda ainda. Estou descobrindo agora tudo isso. Não tem praticamente nada de artigos sobre a depressao bipolar. Nenhum que fale sobre o peso de chimbo sobre o corpo. Acabei de ver um artigo de uma pessoa com bipolaridade que deu uns toques. Percebi entao que temos que reduzir o estresse, mas não podemos deitar. Caso contrário ficamos deitadas como eu estou.É um limiar muuto difívil. Mas como levantar se eu não consigo levantar. Se tudo pesa o triplo? Ainda não sei. Eu acabei de ler o artigo e lembro que esse cansaçocomeçou o ano passado, lembro que me senti assim e que eu saia pra dar aula e passava. Pelo menos dar aula eu conseguia. Mas é um estresse de tamto deveres e nada de direitos há anos. Os professores estão doentes e ninguém vê. Enfim, obrigada por encontrar esse blog depois de tanto tempo. Espero que quem escreveu esteja bem. Um abraço a todos. Espero ter ajudado alguém.

    ResponderExcluir