terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sintomas do Transtorno Bipolar(parte 1)

Eu poderia colar uma pagina do Winkipedia que descreve o transtorno bipolar,mas isso é muito cientifico e formal,e o intuito do blog não é esse,então vou relacionar os principais sintomas do transtorno bipolar e descrever como age em mim,assim é mais pratico.
"Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, alegria exagerada e duradoura"
Eu sou o palhaço da turma,aquele cara engraçado que se expõe ao ridículo para fazer os outro rirem,mas esse exagero de alegria pode se transformar um incomodo para as pessoas,tentar ser engraçado por 10 minutos é uma coisa,mas prolongar isso se torna massante e parece que se torna algo forçado,mas é um exagero natural,eu preciso rir,fazer os outros rirem,ser notado,ser o centro das atenções,não posso ser ignorado,até que eu não consigo perceber minhas palavras e começo a exagerar nos comentários,sem perceber que certas brincadeiras podem ofender as pessoas e causar uma situação constrangedora.
Já consegui conquistar muitas pessoas com esse meu humor chamativo,mas ao mesmo tempo perdi muitas delas por não saber separar a alegria comum do exagero da animação eufórica.
"Extrema irritabilidade, impaciência ou “pavio muito curto”.
Eu sou muito inquieto,tem sempre algo me incomodando,tem pensamentos que vem na minha mente de repente que me perseguem,e isso começa e me deixar irritado,impaciente,e até agressivo.
Eu não sei esperar,as coisas tem que acontecer na hora,e se não acontecem da forma que eu quero isso me causa uma raiva,e muitas vezes eu acabo fazendo coisas que depois me arrependo como ofender e discutir com médicos,atendentes de mercado,cobrador e motorista de ónibus,mulher,filha,mãe; e qualquer pessoa que esteja no meu caminho na hora e no momento errado.
Tudo pode estar calmo mas de repente por alguma coisa que me falaram,mesmo que não seja nada de mais eu explodo e posso ter reações de agressão verbal e raiva que é pior do que qualquer agressão física.E isso pode durar menos de um minuto,mas permanecer durante a vida inteira na mente de quem foi ofendido.Uma ferida externa pode ser curada em dias com remédios e nunca mais ser lembrada,mesmo que fique cicatrizes,mas uma palavra dita em um momento de fúria pode criar feridas permanentes.
"Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las."
Eu já postei sobre isso,começar as coisas e não terminar,deixar tudo que eu faço pela metade.
Isso não só me inflige no trabalho e nas minhas atividades,mas nos meus relacionamentos tambem.Tem a ver com o transtorno de personalidade borderline que é um dos sintomas que podem ser comum para alguns bipolares,ou seja quem é bipolar pode ter traços de transtorno de personalidade borderline(http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_lim%C3%ADtrofe).
Eu posso me envolver profundamente com uma pessoa e de repente na metade do caminho eu desisto,me desinteresso,pode ser a pessoa mais atraente do mundo,não consigo sentir mais nada,acabo tendo uma lista de mulheres que passaram do sentimento de amor e paixão pra o ódio e magoa.Eu sou um perito nisso,mas é algo que foge do meu controle,eu sei que não sou um cafajeste,não gosto de brincar com sentimentos,pois sei mais do que ninguém o quanto é perigoso uma desilusão amorosa,e quantas tragédias podem causar.
Esses dias eu queria fazer jiu-jitsu,agora eu tirei a ideia do jiu-jitsu para tirar carteira de motorista,já fiz até orçamento,mas já desanimei,daqui a pouco eu começo a ter ideias de fazer um monte de coisas,mas no final de 10 coisas que eu planejo e faço 2 e não concretizo nenhuma.
"Aumento do impulso sexual"
Me desculpem o termo mas isso é "foda".
Muitas vezes eu gosto de ter um apetite sexual exagerado,isso me faz ser viril,a até é um atrativo para as mulheres que eu já saí.Que mulher não gosta de um homem que adora fazer sexo e que não tem pudor,que a deixa a vontade com suas fantasias,que consegue passar o dia transando,e ter na expressão aquela cara de safado que elas tanto adoram.
Só isso uma vez ou outra,ou com parceiras ocasionais tudo bem,mas não tem esposa ou namorada que aguenta conviver com um cara que tudo que vai fazer com ela tem que ter sexo.Se vai para balada tem que fazer sexo,ser for tomar banho juntos tem que fazer sexo,se assiste um filme e passa uma cena picante tem que fazer sexo.Nenhuma mulher aguenta isso por muito tempo,parece que ela é um objeto sexual.Eu tinha uma mulher que eu vivi com ela 1 ano e meio,e ela era doida por sexo,ela topava isso,mas mesmo assim eu não ficava satisfeito e me masturbava diariamente.Hoje eu tomo mais banho para me masturbar do que pela higiene.Se me der o pique do sexo,que é algo que pode vir a qualquer hora e sem motivo,eu preciso me masturbar ou fazer sexo de qualquer jeito para descarregar,mas tem horas que isso me incomoda,faz com que eu me sinta mal,me sinta sujo,decadente e com sentimento de culpa.
Fora as situações de sexo de risco que eu me coloco,principalmente quando bebo.
Depois eu posto mais sobre outros sintomas.
Me add no msn mago_sonhos@hotmail.com

30 comentários:

  1. È isso mesmo...
    Não é fácil ser bipolar,quanto ao sexo entao...ai ai... melhor nem comentar

    ResponderExcluir
  2. é exatamente assim que me sinto o mundo bipolar... :(

    ResponderExcluir
  3. realmente, a bipolaridade é assim!!!!
    não tem sido fácil!!

    ResponderExcluir
  4. É, mais coisa menos coisa :( começo a pensar que todos somos um pouquinho assim, quando digo todos refiro-me a toda a gente, a diferença reside no facto de eles serem mais controlados.
    Caos, não li em parte nenhuma a palavra "caos". Eu vivo no meio do caos. Não consigo criar rotinas, não consigo colocar 2 x a mesma coisa no mesmo sítio, etc. Alguém mais é assim, ou o exclusivo é mesmo meu?

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente é assim que eu me sinto também

    ResponderExcluir
  6. Olá...adorei seus posts e gostaria de convidar você a visitar meu blog http://odiariodeumaespectadora.blogspot.com/ e espero que você goste do que compartilho nele.Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. a familia de meu marido e bipolar, o pai cometeu suicidio, o irmao ja tentou, a sobrinha, a irma tem depressao, tem varios casos de depressao, e bipolaridade na familia dele, e ele tem tido um pessimo tratamento para comigo, tenho 22 anos de casado, ele sempre mentiu muito, fala comigo uma coisa e daqui a pouco, basta algume falar outra coisa ele ja esquece o que me falou, me desconsidera por completo amim e meus filhos, todos na rua sao infinitamente mais bem trtatados que nos, ele baba os filhos dos outros e maior puxa saco, faz tudo que nao faz em casa, chega a sser humilhante, faz coisas increditaveis para agraadar aos outros, nada que faz em casa, mas os amigos da rua o amam, acham ele o maximo, super alegre, e o palhaço das festas, se passa ate por garsom. pelo churrasqueiro, olha que temos uma exelente qualidade de vida, ele compra as pessoas, muda de opiniao de acordo o ambiente, bom estou sofrendo mujito pois parece que sou maluca pois todo tempo estou chateada com ele, pois ele sempre esta mentindo para mim, ou fazendo algo para agradar aos outros e se esquece de mim, diz que me ama, e que pode fazer isso comigo pois sabe que meu amor por ele e incondicional, eu jamais largaria ele. estamos em grise, sera que ele e bipolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o bipolar destrata as pessoas mais íntimas,inconscientemente ele relaxa e acha que não precisa de tantos freios em casa,mas ele e vcs precisam de tratamento.Vc precisa cuidar de vc e dos seus filhos tbm.Sou mãe e irmã de bipolar.E tenho transtorno de ansiedade.Não é fácil.Mas se tratando as coisas melhoram,a gente precisa de orientação ,quando está perdido .E é isso que a gente tem com o tratamento psiquiátrico,Orientação pra nós e pros familiares.Fé em Deus também é essencial;

      Excluir
    2. Sou casada ha 5 anos com um bipolar. E temos muuuitaaaas crises.
      Tem 2 anos q está medicado e faz terapia parou e voltou tem 6 meses
      Ele é o melhor amigo de todos apesar de ser discreto, excelente profissional, mais é agressivo e ja me agrediu varias vezes e muitas delas fiz boletim de ocorrência. Quando está mal vê a mim e meu filho como inimigos que pretendem ataca-lo e dedtrui-lo.são dias meses, sem nos suportar e com alguns momentos de arrependimento profundo e desespero onde pede perdão.
      No inicio nossa vida sexual era maravilhosa mais com o tempo percebi que era viciadissimo em masturbação e nao existia uma atração real por mim. Passei a pegar no pe dele por isso e simplesmente deixou de me procurar e busca cada vez mais a masturbação. Em alguns momentos raros me quer desesperadamente e diz que me ama. Ja ficamos uns 10 meses sem relaçao e eu gosto muitooo de sexo, por mim faria todo dia!
      Mais ele busca cada vez mais novas formas de prazer que nao estou incluída e quando acontece ele nem sempre consegue se segurar ate que eu tenha orgasmo. O que mais me aborrecia e isso nao acontece mais verbalmente é que ele so ficava a fim se me chamasse por nome de outras mulheres ate amigas intimas mais isso parou e so deve acontecer na mente dele.
      Sao 3 homens
      O equilibrado diante da sociedade
      O mutilador dentro de casa
      E o obssessivo sexual na sua intimidade solitária.
      Porque nao me separei? Porque foi eu q descobri q era bipolar e nos 2 sofremos muito em saber que a felicidade poderia nao acontecer pra nós por culpa de uma doença. Claro que tbm desenvolvi depressao e ansiedade e tenho uma personalidade dificil, somos artistas e esportistas e aceitar essas coisas nao combina nada comigo. Estamos muitissimo melhor apesar de ter descoberto há 2 semanas que estava de conversinhas com muitas mulheres no face.eu desabei. Estou pessima no momento e subindo pelas paredes de desejos... E orando a Deus pra me comtrolar antes que a bipolar seja eu!!! Ahhh somos evangélicos e ele semmpre assumiu a doença e buscou ajuda.

      Excluir
  8. eu sou exatamente assim e essa minha maneira de ser me fez perder muita coisa na vida como namorados, amigos e grandes oportunidades. Feri com palavras pessoas que eu mais amo na vida e me culpo muito por isso.as minhas crises sao frequentes e de curtissima duraçao.Estou vivendo em uma fase que parece nao ter fim. Sofro muito com essa minha situaçao.

    ResponderExcluir
  9. identifico e pra mim ta cada vez pior , eu nunca fui de fazer sexo de risco, e to me metendo nisso agora, quando bebo principalmente...

    meu último exame de sangue tava tudo bem , mas depois disso já fiz sexo sem proteção mais 3 vezes, inacreditável, to tentando parar de beber e não consigo, fiquei 9 dias , no décimo me ferrei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A maior causa de transmissão da aids não é o sexo desprotegido, como acreditam a maioria das pessoas, mas sim o alcoolismo, nas palavras de um grande e falecido hematologista. Espero que consiga ajuda, é possível viver BEM sem o alcool. Força, foco e fé!

      Excluir
  10. Engracado como os sintomas nao variam de pessoa pra pessoa. Sou exatamente assim! Um caos ambulante. Um eterno adolescente sexualmente. Mesmo medicado, parece nao ter muito efeito o remedio sobre o desejo. Pra piorar sou usuario de ritalina...putz...ja viu neh...a mania sexual vai no 10 da escala richtersexual...tenho pena da minha namorada. O importante e não parar de tomar o remédio e sempre fazer terapia.

    ResponderExcluir
  11. Perdi meu casamento por causa do transtorno... Ninguém soube o que fazer. Sai como louca, exagerada, errada. Os sintomas pioraram com o fim do meu casamento. Hj tomo 4 tipos de medicamentos para conter a depressão e a euforia... Muito triste. Pior é ouvir do psiquiatra que terei que tomar lítio o resto da vida... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma,tomar medicamentos não é o fim,tanta gente toma medicamentos pro coração,hipertensão por toda a vida!O importante é você se cuidar e ficar estável.Fé em Deus e siga em frente,as coisas vão melhorar!

      Excluir
  12. Sou bipolar. Diagnosticada após uma crise de euforia que me levou a internamento clínico.
    Desde que isso aconteceu, minha vida é uma caixinha de surpresas.
    Atualmente estou com TOC, um TOC estranho, pois é mental... Tenho pensamentos fixos em relação sempre a uma mesma pessoa, que amo muito.
    Isso é difícil pois devido a bipolaridade horas me declaro, horas mando a merda.
    Detalhe: desconfio que ele seja bipolar também.
    A bipolaridade é algo tratável, e uso medicamentos e faço terapia.. Mas essa compulsão está me corroendo. Gostaria de acordar normalmente como sempre foi minha vida..
    Altos e baixos é como defino meus dias. Uma verdadeira montanha russa.
    Sexo só não é compulsivo porque sou bastante precavida e não me envolvo com qualquer um..
    Mas entendo muito bem os relatos apresentdos por colegas ou mesmo pelo dono do post.
    Vícios?? No meu caso são chocolate e cigarro. Certa vez iniciei com bebida mas vi que isso me levaria mais rapidamente para o buraco.
    Pensamentos suicidas?? Ahhh os pensamentos em morte atormentam-me muito... mas honestamente não o farei. Minha fé em Deus é grande.... e meu temor também...
    Ser bipolar realmente não é fácil..
    Ciclar entre depressões e euforias deixa qualquer um maluco... incluindo os que estão ao redor...
    Rezo para que minha filha não passe por isso, que não herde essa meleca de doença....
    Quando estou eufórica sou super produtiva... no trabalho isso é bastante reconhecido.
    Sou aquela bipolar eufórica, ainda bem (será??).... pois as fases depressivas são muito ruins e tristes. Sofrimento puro.
    Prefiro pular de alegria.... e agradar a todos.... do que viver chorando e reclamando...
    Como isso é difícil né?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, tudo bem? Sou casada com um bipolar, soube desde o início e não me arrependo mas, as coisas estão ficando a cada dia mais difíceis, ele é do tipo que faz o que quer quando quer e isso acaba comigo pois muita coisa não podemos deixar para amanhã e sem dizer que ele é o oposto do que disse refente ao sexo, e eu sou louca por sexo, já conversamos, brigamos mas nada muda e não sei o que fazer, ele diz que já fez tantas loucuras, tantas coisas que hoje acredita serem erradas e que não quer cometer comigo o mesmo erro, que não tem outra (e acredito) mas essas 2 coisas estão acabando com meu casamento, gostaria de uma ajuda, tenho medo de conversar com o médico dele e piorar as coisas, será que vc pede me ajudar? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Complicado... A parte do sexo olha é tenso, eu estou em um relacionamento no qual a pessoa que namoro é bipolar, e as vezes estou cansada, quero soh assistir filme fazer carinho e dormir, + se faço carinho parece q despertei um bicho adormecido, já pula de lado vem pra cima de mim... Eu tento entender e dar limites sabe? O bom de os dois sabermos do problema é que se o outro lado nao percebe que está pressionando eu aviso e mesmo contrariado acaba dormindo. Mas nem tudo sao chamas sabe? A pessoa que eu namoro é muito carinhosa, gosta de aventuras, é disposta, sorridente e hiperativa, me faz sentir bem e enquanto for assim, não vou desistir dessa relação pq a vdd é que ninguem quer ter essa patologia, mas ela existe e não podemos deixar q ela dite as regras da nossa vida. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. Vc comentou sobre beber,se vc toma medicamentos não deveria beber,cara!´Pensa na sua saúde!Na sua qualidade de vida!E esses impulsos podem melhorar se vc seguir o tratamento direito.

    ResponderExcluir
  16. caramba me desccreveu, descreveu como eu sou, nao tenho diagnostico de um medico, mas tenho todos esses sintomas, e sempre fui assim, e muito dificil, ter que lidar com os sintomas por isso tento sempre me ponderar, observar se estou muito euforico, muito pra o sexo, falando rapido de mais, na minha opniao acho que é uma caracteristica da personalidade, de qualquer forma e uma situaçao dificil de viver, pra gente que tem isso, quanto para familia, que tem que atuar o nosso mau humor, irritabilidade, agitaçao, ninguem merece..kk so eu sei o quanto eu ja pertubei minha familia e deixei muita gente irritada comigo, tento sempre controlar, pedir desculpa se me altero para nao provocar uma situaçao mais complicada, e assim a gente vai aprendendo a conviver com isso, observar os sintomas, vamos morrer assim, porque a nosso personalidade funciona desse jeito e nao existe remedio para mudar a personalidade de alguem pelo menos ainda nao inventaram, os remedios amenizam o que a gente senti de ruim, mais somos nós que temos que nos policiar sobre o como estamos nos comportando com as outras pessoas, e ter cuidado para nao "estrapolar" porque algumas atitudes podem nao ter mais volta, e ter conseguencias ate sérias, peço sempre ajuda a deus, faço exercicios, procuro dormi bem, nao me apega a problemas, e tomar remedio para me acalmar mais, moro com pais e irmaos, tenho amigos, so eles sabem o que é ter que aturar meu comportamento, imprevisivel, irritado, inconstante, mas faço o melhor que eu posso por mim e pra ver as pessoas que eu gosto bem e isso me faz sentir melhor.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom ler seus comentários e ver que dentro de nosso caso de distúrbios vivemos dentro de um contexto parecido., na hora em que me vi dentro de quadros psicóticos percebi que além da psicoterapia e remédios precisava equilibrar minha conduta e proucurei criar meus prazeres e atividades dentro de minha realidade., não sou zen mas também não sou um maniaco aloprado sou mais comedido em relação às minhas energias. Mas sim adoramos sexo e fazemos com bastante qualidade e quantidade kkkk estou a proucura de uma namorada bipolar também kkkkkkkk vai ser o samba do crioulo doido !!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom ler seus comentários e ver que dentro de nosso caso de distúrbios vivemos dentro de um contexto parecido., na hora em que me vi dentro de quadros psicóticos percebi que além da psicoterapia e remédios precisava equilibrar minha conduta e proucurei criar meus prazeres e atividades dentro de minha realidade., não sou zen mas também não sou um maniaco aloprado sou mais comedido em relação às minhas energias. Mas sim adoramos sexo e fazemos com bastante qualidade e quantidade kkkk estou a proucura de uma namorada bipolar também kkkkkkkk vai ser o samba do crioulo doido !!

    ResponderExcluir
  19. Tive um namorado que mudou de comportamento comigo de forma super inesperada, antes carinhoso, amoroso, começou a implicar comigo, me dar respostas estupidas, pavio curto. Eu o levei ao hospital por ele estar com uma virose, cuidei dele durante 1 semana, ele se aborreceu comigo por besteiras cotidianas, desistiu de aproveitar o feriado comigo..foi fazer uma prova e na volta terminou comigo sem motivo algum...um homem que tava apaixonado tres dias antes disse que havia perdido o interesse em mim, e só aí revelou que tinha transtorno bipolar...sofri muito..parecia que ele não entendia e não sabia o que é amar, e não conseguia me retribuir o carinho que eu tinha.

    ResponderExcluir
  20. Sou exatamente assim
    Parece que vc me descreveu
    Esse apetite sexual chega a assustar algumas pessoas
    É meio vergonhoso
    Eu tenho um blog, caso queiram ver

    Pensamentosbi-polar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sou bipolar é estranho consigo ser no mesmo dia uma mulher diferente. Sou casada e meu marido me aceita assim
    Sempre fui muito intensa e meus pais nunca se preocuparam com isso.
    Aos 17 anos tive a primeira proposta sexual nao pensei fui, transamos no horto em um tronco de árvore fui embora como se nada tivesse acontecido
    Tudo foi piorando me vinha um desejo incontrolável tudo era momento. Era atraída pelo cheiro,olhar,mãos,geito de arruma
    O cabelo. Foram vários parceiros o ruim era eles me procurarem pra mim eu ja estava satisfeita.
    O meu momento era ver eles exaustos,desejando mais me sentia plena. Aos 19 namorava eu queria sexo toda hora.me tocava tinha que gozar,chequei a ponto de gozar sentada no trabalho só de pensar meus seios sendo chupados foi estranho
    Noiva eu tinha a necessidade de ter outros e uma facilidade para atrair. Hoje casada ainda tenho essa euforia,estamos 8anos juntos e este é o primeiro ano que só transo com ele. A quentíapina me dopava,ja não faz mais efeito
    Me pego desejando.fantasiando,me masturbo e levo meu marido a manter relações várias vezes
    Todas as oscilações de humor vem acompanhada de desejos sexuais,sem remorsos!
    Tenho 32 anos e não sei para,só controlar! É infernal

    ResponderExcluir
  22. sou divorciado ,estou me relacionando com uma casada bipolar, ela se diz apaixonada e já a 3 anos de relacionamento. Estava apostando tudo na gente ,ela diz que já programou o divorcio dela, mas vez em quando pego uma mentira tentando me enganar, pois parece continuar vivendo uma vida de casada normal com o marido. Praticamente já temos uma vida a dois, contudo por momentos acredito estar sendo enganado, devido ao TBH que ela tem, acredito que ela me ame sim, mas as mentiras tem aparecido, já falei em deixa-la ,mas ela entrou em crise, estou aguardando ela sair da crise pra tomar uma decisão, mas é muito dolorido pq sei que no fundo ela me ama , percebi a mudança para melhor nela ao longo desses 3 anos! Vamos ver o que vai dar......estou estudando tudo sobre TBH, por ela!

    ResponderExcluir
  23. Descobri que sou bipolar há quase dez anos. Desde então faço uso de 2 comprimidos de Oxcarbazepina 600mg. Melhorei muito com a medicação. É como se tivesse renascido. Infelizmente agora meu filho de 17 anos talvez seja bipolar também. Quando ele está bem, é um menino maravilhoso! Simpático, brincalhão, amoroso. Mas basta uma palavra mal-dita, ou até mesmo gesto que ele não goste, para virar um monstro agressivo. Fala coisas que nenhuma mãe imaginou ouvir do próprio filho. Eu e meu marido estamos sofrendo muito. Iniciamos com a medicação e espero consigamos ter um pouco de paz. Como se trata de um filho é muito mais complicado. O psiquiatra recomendou chamar a polícia quando ele ficar agressivo, como forma de inibir a agressividade, mas e a coragem. É tudo muito complicado.

    ResponderExcluir
  24. Temos um grupo de whatsapp de namoradas de bipolares. Mandem email para claudiamoraes85@hotmail.com

    ResponderExcluir